ecos de pedra |
blog
๐๐ถ๐ฑ๐ฉ๐ฐ๐ณ๐ฃ๐ช๐ข ๐ฑ๐ช๐ด๐ค๐ข๐ต๐ฐ๐ณ๐ช๐ข (figueira-do-inferno)
Endémica do Arquipélago da Madeira (Ilhas da Madeira, Porto Santo e Desertas, estando ausente das Ilhas Selvagens)
Habita em locais secos, pedregosos e ensolarados, como falésias costeiras ou zonas perturbadas a baixas altitudes, quentes e de menor pluviosidade do arquipélago, indo do nível do mar até cerca de 300 (600) m de altitude.
Arbusto suculento de uns 2 m de altura, copa de aspecto arredondado, formada por caules bastante ramificados. As folhas encontram-se nos ápices dos ramos e os caules ficam praticamente sem elas, nos períodos quentes e secos.
Floresce de janeiro a agosto, as flores amarelas-esverdeadas (a vermelho-escuro) dão lugar aos frutos (cápsulas) de cor avermelhada quando maduros, onde se inserem as sementes. Os nectários das flores, produzem uma substância que atrai as moscas e outros insectos, promovendo assim a sua polinização.
O epíteto “piscatoria” foi atribuído em referência ao uso do seu látex, para atordoar os peixes presos em cavidades de rocha, cheias de água à beira-mar pela subida das marés.
Espécie de elevado potencial ornamental, especialmente para quem se interessa por plantas suculentas ou caudiciformes. Pode cultivar-se no exterior, mas apenas em jardins costeiros ou zonas sem geadas, em solos bem drenados ou jardins rochosos, ou em vaso, possibilitando a recolha das plantas para abrigo nos dias em que se preveja a queda de geada. Propaga-se facilmente por sementes.
Outras leituras:
Árvores e Arbustos de Portugal
https://www.arvoresearbustosdeportugal.com/.../figueira.../
Flora-On Madeira
https://madeira.flora-on.pt/?q=Euphorbia+piscatoria
BioDiversity4All – fotos da espécie na natureza
https://www.biodiversity4all.org/.../342090.../browse_photos
Dias com Árvores
https://dias-com-arvores.blogspot.com/.../pescando-em...
Fotos 1 a 5:
Jardim Garcia de Orta, Parque das Nações, Lisboa | março 2024
Fotos 6 a 8: Jardim Garcia de Orta, Parque das Nações, abril de 2009
Fotos 9 a 11: Jardim Botânico da Ajuda, outubro de 2023
Foto 12: Jardim Botânico da Ajuda, agosto de 2016 (aspecto típico das plantas em período quente e seco, praticamente despidas de folhagem)
๏ปฟ
Fotos 13 a 15: Jardim Garcia de Orta, outubro de 2023
compartilhar








