ecos de pedra |
blog
Carissa macrocarpa (ameixa-de-natal)
Arbusto lenhoso ou pequena árvore até 4 m de altura. Forma uma planta muito densa e espinhosa (espinhos em forma de “Y”), produz flores brancas muito atrativas, perfumadas e frutos de polpa avermelhada e suculenta.
Nativo da costa oriental da África do Sul, onde habita zonas costeiras e dunares. Este facto, possibilita o seu cultivo em zonas litorais e em situações em que é necessário tolerar alguma salinidade.
Utiliza-se em jardins, pela a sua folhagem perene, verde brilhante e algo coriácea. O seu aspecto agressivo e espinhoso, também a torna adequada à utilização em sebes. É de fácil manutenção e muito apropriada para jardins com menores necessidades hídricas. Também é cultivada para aproveitamento comercial dos seus frutos, no consumo em fresco, ou fazer sumos, geleias, marmeladas, gelados, etc.
Há alguns anos que tenho uma planta, que comprei num centro de jardinagem. Acredito que seja uma variedade anã ou de tipo “Horizontalis”, uma vez que os ramos crescem prostrados, com tendência para a forma de cascata. Dá flor frequentemente, mas produz poucos frutos, apenas uns 4 ou 5 por ano. Parece-me que tem problemas com polinização ou vingamento do fruto, ou então por ser uma variedade de jardim, é pouco frutífera. Quanto a resistência ao frio, também não é das espécies mais resistentes, em anos de geadas mais fortes, acaba sempre por se queimar um bocado.
Há alguém por aí que consiga boas frutificações com a Carissa, ou tenha dicas de cultivo para uma boa produção de frutos?
As fotos foram tiradas no Parque das Nações em Lisboa, onde existem algumas plantas isoladas, já bem desenvolvidas (talvez com uns dois metros de altura…) e outras, talhadas em sebe, com a folhagem muito densa, formando uma barreira altamente espinhosa e impenetrável.
Mais sobre esta espécie em:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Carissa_macrocarpa
compartilhar









