ecos de pedra |
blog
๐๐ฆ๐ด๐ค๐ฉ๐ฐ๐ณ๐ฏ๐ฆ๐ณ๐ช๐ข ๐บ๐ถ๐ค๐ค๐ฐ๐ช๐ฅ๐ฆ๐ด (lírio-mexicano)
Espécie nativa de regiões montanhosas da zona central e oriental do México, onde cresce a 1000 – 3500 m de altitude. Da família Agavaceae (Agave, Yucca, Hesperaloe, etc.), forma moitas de rosetas que atingem 2 m de largura e 1,5 m de altura. As folhas verde-azuladas, podem ultrapassar 70 cm de comprimento e 10 cm de largura, são macias, levemente dentadas nas margens, mas sem serem agressivas e de ápice pontiagudo, mas não espinhoso.
A inflorescência em panícula, rosa ou avermelhada, pode alcançar facilmente os 2 m e ter até 20 ramificações, de onde pendem flores esverdeadas de 4 - 8,5 cm de comprimento. Ao contrário de outras plantas semelhantes da família, como agaves ou furcreias, não morre após a floração, da sua base aparecem alguns rebentos que florescem nos anos seguintes.
Cresce muito bem em regiões de clima mediterrânico. Em zonas costeiras pode ser cultivada em pleno sol, em regiões onde o verão for muito quente e seco, é preferível cultivá-la perto de árvores, onde beneficie de alguma sombra. É possível cultivar esta espécie em áreas onde as temperaturas descem a -10ºC, por curtos períodos, no inverno.
Como registo de cultivo na zona de Abrantes, as minhas plantas experienciam quase todos os anos, alguns dias com temperaturas negativas, nos anos mais frios por vezes a rondar -5.ºC e episódios pontuais de temperatura acima dos 40.º C, sem sofrerem danos significativos nas folhas. Quase todos os conjuntos de plantas encontram-se na base de oliveiras, cuja copa os protege do sol intenso, no verão. Nos períodos mais secos, uma rega a cada 15 dias, é suficiente para manter as plantas com aspecto aceitável.
As fotos foram registadas em plantas que se encontram numa zona seca do terreno, no final de agosto. A floração ocorreu na primavera, observando-se agora as cápsulas onde se encontram alojadas as sementes. As brácteas da inflorescência, inicialmente muito coloridas, tornam-se esverdeadas após a floração.
É sem dúvida uma espécie muito adaptada ao nosso clima, a jardins rochosos, secos ou com rega limitada, possível de ser plantada em sítios onde se encontrem crianças ou animais de estimação, o valor arquitectural da planta, aliado à sua prolongada e atractiva floração, gera com facilidade pontos de interesse nos jardins.
compartilhar









