ecos de pedra |
blog
Haemanthus é um género de 22 espécies, pertencente à família Amaryllidaceae, que se distribui pela África-do-Sul, parte sul da Namíbia, Lesoto e Suazilândia.
A maioria das espécies de Haemanthus é caducifólia, apenas três espécies (H. albiflos, H. deformis e H. pauculifolius) são perenes. Apresentam bolbos grandes, rodeados por túnicas carnudas que parecem escamas, e produzem raízes longas e grossas. Os bolbos de habitats semiáridos, geralmente crescem enterrados mais profundamente, enquanto os de ambientes mais húmidos, são superficiais e muitas vezes ficam verdes.
As plantas maduras têm uma, duas, quatro ou raramente seis folhas, coriáceas ou um tanto carnudas. As folhas crescem na vertical ou aplanadas no chão e variam de formato, de tira a elíptico. Várias espécies são conhecidas pela densa cobertura peluda das folhas. As flores de Haemanthus aparecem em tons de vermelho a rosa ou, menos frequentemente, branco.
Outras leituras, sobre a distribuição, ecologia, cultura e propagação deste género de bolbos:
PlantZAfrica
https://pza.sanbi.org/haemanthus
Pacific Bulb Society
https://www.pacificbulbsociety.org/pbswiki/index.php/Haemanthus
Royal Horticultural Society – Haemanthus and their cultivation
𝘏𝘢𝘦𝘮𝘢𝘯𝘵𝘩𝘶𝘴 𝘢𝘭𝘣𝘪𝘧𝘭𝘰𝘴
Espécie de ampla distribuição na África-do-Sul, que se estende desde o sul do Cabo, passando por muitas partes do Cabo Oriental, até ao norte de KwaZulu-Natal. Ao contrário da maioria das outras espécies de 𝘏𝘢𝘦𝘮𝘢𝘯𝘵𝘩𝘶𝘴, que preferem exposições de sol pleno, 𝘏𝘢𝘦𝘮𝘢𝘯𝘵𝘩𝘶𝘴 𝘢𝘭𝘣𝘪𝘧𝘭𝘰𝘴 ocorre preferencialmente em locais sombreados em florestas e vegetação de savana. Habita em ambientes tão diversos como, florestas de dunas costeiras, falésias expostas em vales de rios, onde se agarra em aglomerados às fendas das rochas e locais mais sombreados em montanhas interiores.
É de fácil cultivo, podendo permanecer no exterior o ano inteiro, sem necessidade de ser recolhido nos períodos de chuva. Recomenda-se que seja colocado num local de sombra parcial, para manter o bom aspeto. Geralmente as plantas em sol pleno, apesar de florirem bem, ficam com as folhas escaldadas ou com uma aparência muito amarelada. É das poucas espécies de 𝘏𝘢𝘦𝘮𝘢𝘯𝘵𝘩𝘶𝘴 que mantém as folhas verdes o ano inteiro. Geralmente durante o mês de novembro, aparecem as inflorescências, onde se inserem as distintas flores brancas. Após a floração produz umas bagas laranja ou avermelhadas, igualmente ornamentais.
Mais informações aqui:
PlantZAfrica
https://pza.sanbi.org/haemanthus-albiflos
Pacific Bulb Society
https://www.pacificbulbsociety.org/pbswiki/index.php/Haemanthus_albiflos
𝘏𝘢𝘦𝘮𝘢𝘯𝘵𝘩𝘶𝘴 𝘱𝘢𝘶𝘤𝘶𝘭𝘪𝘧𝘰𝘭𝘪𝘶𝘴
Espécie que ocorre apenas em duas localizações no Transvaal Drakensberg Escarpment (África-do-Sul).
É uma planta de folhas sempre verdes, cujos bolbos permanecem mais ou menos acima da superfície do solo e se encontram cobertos por túnicas castanhas com aparência de papel, quando secas. Quando essas túnicas se libertam, os bolbos ficam expostos à luz solar e adquirem uma coloração verde, revelando a sua capacidade fotossintética.
Espécie próxima de 𝘏𝘢𝘦𝘮𝘢𝘯𝘵𝘩𝘶𝘴 𝘢𝘭𝘣𝘪𝘧𝘭𝘰𝘴, da qual difere principalmente, pela existência de (quase sempre) uma única folha por bolbo, pela umbela mais curta e compacta e flores mais longas. No período em que a folha que se desenvolveu no corrente ano, se encontra com a do ano anterior, os bolbos podem apresentar duas folhas ainda durante algum tempo, enquanto a mais antiga não secar. As flores são brancas, às quais se seguem bagas de cor laranja, quando polinizadas.
Esta espécie encontra-se em floração neste momento (final de dezembro), ao passo que a floração no 𝘏. 𝘢𝘭𝘣𝘪𝘧𝘭𝘰𝘴, ocorreu durante o mês de novembro.
Na sua área de distribuição, o verão é quente e relativamente seco e o inverno mais fresco e seco. Ocorre em locais de sombra ou meia-sombra, debaixo de galerias de arbustos pouco desenvolvidos ou ambientes áridos, na transição de floresta, com zonas rochosas mais abertas e expostas.
A planta das fotos, foi adquirida numa feira/exposição de plantas suculentas em 2019 e consistia num único bolbo inicial. Está plantada em vaso de barro de 11 cm de diâmetro, nunca tendo sido transplantada ou dividida nestes 5 anos. O substrato é bastante inerte, poroso e drenante, com pouca matéria orgânica à mistura. O seu crescimento tem sido lento, mas os rebentos laterais que, entretanto, surgiram e a sua posição um pouco acima do substrato, tornam o conjunto harmonioso, compacto e visualmente atrativo, especialmente neste período de floração.
Outras leituras:
Snijman, Deirdré & Wyk, A.E.. (1993). A new species of Haemanthus (Amaryllidaceae) from the eastern Transvaal Escarpment, South Africa. South African Journal of Botany. 59. 247-250. 10.1016/S0254-6299(16)30758-X.
Fotos da espécie no habitat:
https://www.gbif.org/species/2855124
Pacific Bulb Society:
https://www.pacificbulbsociety.org/pbswiki/index.php/HaemanthusSpeciesThree#pauculifolius
compartilhar









