ecos de pedra |
blog
Hesperaloe parviflora | iúca-vermelha, falsa-iúca, samandoque
Conhecida vulgarmente como iúca-vermelha, falsa-iúca ou samandoque. Planta da família das Agaváceas, que habita zonas desérticas, pradarias, e encostas rochosas dos EUA e México. As folhas atingem 1,2 m de comprimento, são maleáveis, não têm a margem rígida e serrilhada, mas apresentam uma série de filamentos encaracolados e esbranquiçados.
As inflorescências arqueadas, são muito vistosas, podendo alcançar 1,5 a 2,7 m de comprimento. São o suporte de inúmeras flores de cor rosa a vermelho. Em climas mais amenos ou quentes, o período de floração poderá prolongar-se, desde o início da primavera, até ao outono. Propaga-se por divisão de rebentos, ou ainda, facilmente por semente. Neste último caso, as plantas obtidas, demoram cerca de 3 anos a iniciar a floração.
É extremamente resistente a temperaturas altas no verão e baixas no inverno (da ordem de -15º C ou menos!).
Dada a sua capacidade de resistir a extremos de temperatura e à secura, é uma espécie muito adequada para utilização em jardinagem mediterrânica, jardins rochosos ou de natureza xerofítica. É quase incompreensível que não seja utilizada com mais frequência, nos jardins em Portugal e não se produza em grandes quantidades nos viveiros. Podia fazer concorrência aos maciços de agapantos que se vêm por todo o lado, com a vantagem de ser muito mais resistente ao calor, sol, frio e secura.
compartilhar









